-
Arquitetos: Estúdio Mangava
- Área: 35 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Leandro Farchi
-
Fabricantes: Arte em Ladrilhos, AutoDesk, MoldCamp, Nicole Tomazi, Santa Rita Home Decor
Descrição enviada pela equipe de projeto. Lume. luz, fogo, brilho, claridade. O clima tropical é intenso e variável, a luz do sol, a chuva e os ventos devem ser considerados elementos físicos e não apenas abstratos da arquitetura. E foi justamente o aspecto físico de tais elementos que resultaram na vulnerabilidade a instabilidade climática, que guiaram o briefing deste projeto.
Um restaurante localizado no movimentado bairro do Cambuí, em Campinas. Todos gostam de sentar e comer boa comida ao ar livre em um dia agradável, mas basta chegar a chuva para que 30% dos clientes desistam da sua experiência gastronômica, esse é o problema que acompanha a chef Carolina Albuquerque nos dois anos de abertura da casa.
O LUME, um restaurante conceitual, simples e carregado de estilo, traz em sua essência uma raiz mineira, que com uma pitada de influência estrangeira, se coloca hoje como uma referência gastronômica de um Brasil contemporâneo. O restaurante se aconchega em uma antiga casa brasileira dos anos 30, que carrega todo o estilo marcante de sua época e é entendida como parte fundamental da experiência oferecida aos clientes, aos visitantes e a todos os usuários da rua que podem contemplar sua nostalgia em tempos de descaracterização da identidade do bairro.
Nos apropriamos da estética existente que permeia entre o clássico e o contemporâneo, mantendo o máximo a sensação de estar ao ar livre, mas eliminando as problemáticas climáticas. Dessa forma apresentamos aqui um projeto para ampliação da varanda do LUME, respeitando sua história, rememorando sua identidade e buscando conjugar arquitetura e gastronomia contemporâneas em um espaço único.